Juntos Salvamos Vidas é o tema do movimento Maio Amarelo 2022

Juntos Salvamos Vidas é o tema da campanha de 2022 do Maio Amarelo, movimento coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil criado em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos em acidente de trânsito. A campanha deste ano tem como objetivo destacar o poder de cada cidadão em “salvar vidas” através do respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas no trânsito.

Se conseguimos mudar nosso comportamento em tempos de pandemia, podemos também adotar certas regras para salvar vidas no trânsito. Essa é a mensagem e o desafio do Movimento Maio Amarelo 2022: conscientizar a população para um trânsito mais seguro e mostrar à sociedade que, conhecendo e cumprindo as regras, todos os cidadãos podem salvar vidas.

Ao sair de casa, atitudes simples como atravessar a rua na faixa de pedestres ou aguardar a sua vez no semáforo podem salvar vidas. E o contrário é também verdadeiro: ao desrespeitar as regras, você coloca a sua vida em risco e a de quem divide as ruas ou as estradas com você. Isso vale para quem está de bicicleta, motocicleta, carros de passeio ou veículos grandes.

Além de uma série com quatro textos informativos e postagens nas mídias sociais, durante todo o mês de maio, o edifício sede da Associação Paulista de Medicina no centro da cidade de São Paulo ficará iluminado com a cor amarela para celebrar o Movimento.

História

Em 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, aproximadamente 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito.

A resolução da ONU visa salvar milhões de vidas por meio da criação de um plano global de enfrentamento às mortes no trânsito. E em 2021, a instituição definiu o período de 2021 a 2030 como a “Segunda Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, com a meta de reduzir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

No Brasil, o Movimento Maio Amarelo já está em sua 9ª edição. Relembre os temas das campanhas anteriores:

2021 – Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito

2020 – Perceba o risco. Proteja a vida

2019 – No trânsito, o sentido é a vida

2018 – Nós somos o trânsito

2017 – Minha escola faz a diferença

2016 – Eu sou +1

2015 – Seja você a mudança

2014 – Atenção pela vida

Imagens: Movimento Maio Amarelo e Divulgação APM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.