TECNOLOGIA – Global Summit Telemedicine & Digital Health

Evento inédito no País e o maior do setor na América Latina apresentará o que há de mais moderno em soluções digitais e telemedicina


Pini Ben-Elazar é uma das estrelas do Global Summit Telemedicine & Digital Health, evento inédito no País e o maior do setor na América Latina, que ocorrerá, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Entre as inovações digitais que abordará está o Preceyese, que é uma plataforma projetada para reduzir o risco do glaucoma, melhorando o tratamento por meio da detecção precoce, aperfeiçoamento de monitoramento e manejo. Esta doença pode causar cegueira e já afeta cerca de 900 mil pessoas no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma afetará 80 milhões de indivíduos no mundo inteiro em 2020.

O Global Summit trará outros importantes nomes, referências mundiais para discutir a nova era da Saúde Digital e o futuro da Telemedicina na profissão, tais como o médico-cientista, inventor e empreendedor Daniel Kraft, da Singularity University; o investigador e docente da Universidade Nova de Lisboa Luiz Lapão; e Frank Lievens, membro do conselho da International Society for Telemedicine & eHealth. Eles e diversos outros especialistas compartilharão suas experiências em nações de mercados mais maduros sobre inteligência artificial, machine learning, dispositivos vestíveis e outros temas relevantes e atuais.

Em sua conferência, Pini mostrará como dados de saúde gerados e armazenados de forma simples e em conjunto com médicos, profissionais da saúde e os próprios cidadãos, já solucionam demandas de atenção primária sem que as pessoas precisem sair de casa ou de suas comunidades.

O Preceyse é um desses exemplos. O especialista afirma que pode ser a solução para populações distantes, que não têm acesso à assistência de qualidade. Confira entrevista a seguir:

Quais são os objetivos do Preceyese?

Desenvolver um tonômetro caseiro para reduzir o risco do glaucoma e melhorar o tratamento da doença pelo diagnóstico precoce, monitoramento e manejo.

No geral, como você enxerga o papel das novas tecnologias no mundo da Saúde atualmente?

Os dispositivos digitais, de uso doméstico, empoderam o paciente, deixando-o apto para monitorar e controlar sua doença. Dão a ele paz de espírito e o encorajam a agir, além de personalizarem o tratamento. Tudo isso ajuda na aderência ao tratamento e nos desfechos dos problemas de saúde. Essas tecnologias manterão a promessa de qualificar a saúde dos pacientes, balanceando seus custos, pois tratamentos personalizados, no tempo e níveis certos, previnem recorrências, gastos e usos desnecessários ao sistema de saúde.

Em muitos países, ainda há falta de cuidados com populações em áreas distantes e em periferias. Como a tecnologia poderia nos ajudar a resolver esse problema social?

O nosso tonômetro tem custo acessível e é desenhado para uso próprio e portátil. Não requer um perito para opera-lo. Essa tecnologia levará a habilidade para medir a pressão intraocular, que é o principal fator de risco para um glaucoma, para qualquer um, em qualquer lugar.

Quais os benefícios que tais tecnologias trazem para o sistema e as instituições de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios?

O apoio à prevenção da cegueira torna o cuidado mais eficiente e ajuda a manter os pacientes em um estágio mais barato da doença, diminuindo custos para os próprios pacientes, suas famílias, sistemas de saúde e a economia. Além disso, nossa tecnologia, por exemplo, vai gerar dados brutos sobre a pressão intraocular, a histerese e o comportamento da córnea, para fins de pesquisa e desenvolvimento.

Sobre Pini Ben-Elazar

É executivo de negócios com mais de 20 anos de experiência em liderança para mudanças e crescimento estratégico no setor de Saúde. Com MBA pela Johnson & Wales University, de Rhode Island (EUA), é diretor executivo da Mor desde 2003. Nesse período na companhia, foi responsável pela criação de 60 startups, nos campos farmacêuticos, de dispositivos médicos, diagnósticos e saúde digital. Também tem trabalhado para criar colaborações com parceiros em todas as disciplinas do setor de Saúde, a fim de conduzir inovação e crescimento significativos para o portfólio da Mor. Antes da empresa, já atuou como diretor e presidente do conselho de outras 35. Fundou a Bio-Gal Pini, por exemplo, empresa biotecnológica que lida com mieloma múltiplo, e foi fundida com a XLT, de capital aberto. Ainda foi diretor executivo da ON Centros Médicos, modelo de franquias e empresas que resultou na abertura de 70 clínicas em 17 países, com 400 médicos empregados.

Global Summit Telemedicine & Digital Health

Evento realizado e promovido pela Associação Paulista de Medicina e pelo Transamerica Expo Center. Tem José Luiz Gomes do Amaral como presidente de honra, Jefferson Gomes Fernandes na presidência científica e do Conselho de Curadores e Antonio Carlos Endrigo como presidente da Comissão de Organização.

“O Global Summit Telemedicine & Digital Health apresentará o que há de mais moderno em soluções digitais e telemedicina direcionadas a médicos, gestores, hospitais e aos sistemas de saúde público e privado. Contempla ainda uma ampla feira de negócios para a exposição de empresas tecnológicas nacionais e internacionais de ponta. Queremos que cada um dos participantes e parceiros, sejam protagonistas das transformações na atenção à saúde”, Prof. Dr. José Luiz Gomes do Amaral, Presidente da APM.

Global Summit Telemedicine & Digital Health

Dias: de 4 a 6 de abril de 2019

Local: Transamerica Expo Center – São Paulo

Inscrições e informações: http://telemedicinesummit.com.br

Por: apm.org.br

Visite a página de eventos científicos clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.