Presidente da APM participa de reunião na Associação Médica Mundial

Entre os dias 7 e 9 de abril, o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, participou da 220ª Reunião do Conselho da Associação Médica Mundial (WMA, na sigla em inglês). O evento foi organizado em modalidade híbrida, com as atividades presenciais em Paris (França). Ao todo, mais de 150 pessoas participaram. Amaral já foi, inclusive, presidente eleito da WMA durante o biênio 2011-12.

Do encontro, surgiram várias propostas que serão encaminhadas à Assembleia Geral da WMA em Berlim (Alemanha), que ocorrerá entre 5 e 8 de outubro deste ano. Além disso, Jean-François Raul, membro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França, foi eleito presidente da Comissão de Assuntos Sócio-Médicos.

Confira as propostas que serão debatidas em outubro:

Código Internacional de Ética Médica: o encontro teve novidades no processo de revisão do documento, incluindo a definição de datas futuras para continuar a discussão do atual rascunho. O Conselho aprovou o trabalho realizado até agora e há expectativas de que a versão final seja adotada na Assembleia Geral de outubro.

Racismo na Medicina: foi discutida e aprovada uma Declaração sobre Racismo na Medicina.

Discriminação contra idosos em unidades de Saúde: foi debatida uma proposta de Declaração sobre a discriminação contra idosos em unidades de Saúde. Ela inclui recomendações para governos e médicos erradicarem os casos de preconceito por motivos de saúde e de idade.

Proteção e integridade de médicos em conflitos armados: foi apresentada uma grande revisão da Declaração sobre a Proteção e Integridade do Pessoal Médico em Conflitos Armados e Outras Situações de Violência. O texto condena veementemente a violência contra as equipes e os serviços de Saúde.

Tratamento de parentes: foram debatidas propostas para uma Declaração sobre Médicos Tratando Familiares. O Conselho aprovou uma série de emendas para a revisão.

Outras propostas: também serão discutidas na Assembleia Geral alguns projetos relacionados a Telessaúde, Saúde e segurança ocupacional e ambiental, mídias sociais e riscos à saúde dos produtos que contêm tabaco.

Por: APM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.