BRASIL TEM QUEDA NA MÉDIA MÓVEL DE ÓBITOS POR COVID-19

Pesquisador afirma que há uma diferença crescente entre número de casos e mortes; letalidade da pandemia é reduzida diante do avanço da vacinação O Brasil registrou ontem 25.794 novos casos e 776 mortes por Covid-19. Agora, o país soma 18.766.280 infecções e 524.475 óbitos provocados pela pandemia.

Os dados são do boletim do consórcio de imprensa, uma iniciativa formada por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. Os veículos reúnem informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h.

A média móvel de casos, também observada no boletim, está em 49.881, índice 32% menor do que o visto 14 dias atrás.

A média móvel de óbitos segue em tendência de queda, e atingiu ontem 1.562 registros, 24% menor do que há 14 dias.
O índice é calculado através de uma média entre o número de mortes no dia e nos seis anteriores. Ela é comparada com a média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos óbitos.

Em todo o país, 76.377.088 pessoas receberam a primeira dose de um imunizante, o equivalente a 36% da MÁRCIA FOLETTO/9-6-2021 Efeito vacina. Para especialistas, já é possível sentir o impacto da vacinação nos números da doença população. Já 12,79% (27.077.167 pessoas) estão com a cobertura vacinal completa, ou seja, tomaram a segunda dose de um imunizante ou a vacina da Jannsen, que é de dose única.

Christovam Barcellos, sanitarista e coordenador do MonitoraCovid-19, assinala que o Brasil vive um processo de “descolamento” de casos e óbitos, visto em outros países conforme avança a campanha da vacinação.

— Ainda registramos muitos casos de Covid-19, inclusive as variantes têm um alto grau de transmissibilidade, mas agora a letalidade é menor. Pode ser um efeito da vacinação: a esta altura, idosos e profissionais de saúde, que são o público mais vulnerável, já tomaram duas doses de imunizantes contra a Covid-19 — destaca.

Fonte: O Globo

Por: APM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.