ATUALIDADE: NOVA DIREÇÃO DA ACADEMIA DE MEDICINA DE SÃO PAULO

A chapa “Espírito Acadêmico – Culto aos mestres e respeito às tradições” foi escolhida para dirigir a Academia de Medicina de São Paulo no biênio 2019/2020


A chapa “Espírito Acadêmico – Culto aos mestres e respeito às tradições” foi escolhida, em 13 de fevereiro, para dirigir a Academia de Medicina de São Paulo no biênio 2019/2020.

A nova diretoria será presidida por José Luiz Gomes do Amaral. Linamara Rizzo Battistella assume a vice-presidência, Paulo Manuel Pêgo Fernandes e Sérgio Bortolai Libonati ocupam a secretaria geral e adjunta, respectivamente. Marilene Rezende Melo e Walter Manna Albertoni serão os novos tesoureiros, Guido Arturo Palomba atuará como diretor Cultural e Helio Begliomini como diretor de Comunicação.

A Comissão de Patrimônio estará a cargo de Carlos Alberto Salvatore, Luiz Fernando Pinheiro Franco e Arary da Cruz Tiriba. Já no Conselho Científico, atuarão Affonso Renato Meira, Giovanni Guido Cerri e Edmund Chada Baracat.

O processo de escolha do novo corpo diretor da Academia de Medicina de São Paulo teve maciça participação: cerca de 85% de seus membros.

Na ocasião, o presidente eleito cumprimentou a todos, conclamando-os a se irmanarem na condução da casa. “Concluído esse processo, celebramos neste auspicioso momento a união de todos os acadêmicos integrantes desta centenária instituição”, declarou Amaral.

Fundada em 7 de março de 1895, como Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, a Academia de Medicina de São Paulo tem por fim promover e estimular o estudo e o progresso da Medicina e das ciências afins; realizar sessões em que sejam discutidos assuntos relativos à Medicina e às ciências afins; promover cursos e congressos; divulgar os conhecimentos médicos; opinar sobre todas as questões que envolvam direta ou indiretamente o exercício da medicina; colaborar com os Poderes Públicos; e manter ligação estreita com entidades congêneres.

Ao longo de sua história, a instituição sempre esteve estreitamente ligada à Associação Paulista de Medicina, compartilhando diversos diretores e vários presidentes: Domingos Rubião Meira, João Alves de Lima, Antônio Cândido de Camargo, Enjolras Vampré, Jairo de Almeida Ramos, Benedito Montenegro e agora José Luiz Gomes do Amaral.

Chapa Espírito Acadêmico

Presidente: José Luiz Gomes do Amaral
Cadeira 23, Patrono: Gil Soares Bairão. Professor Titular de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina, Presidente da Associação Paulista de Medicina (1999-2005 e 2017-2020), da Associação Médica Brasileira (2005-2011) e da Associação Médica Mundial (2011-2012). Membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Vice-presidente: Linamara Rizzo Battistella
Cadeira 51, Patrono: Domingos Rubião Alves Meira. Professora Titular de Fisiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Criadora e Presidente do Conselho Diretor da Rede de Habilitação Lucy Montoro.

Secretário Geral: Paulo Manuel Pêgo Fernandes
Cadeira 102, Patrono: Antônio de Almeida Prado. Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Chefe da Unidade de Cirurgia Torácica e Membro do Conselho Diretor do Instituto do Coração (InCor).

Secretário adjunto: Sérgio Bortolai Libonati
Cadeira 65, Patrono: Luiz Migliano. Membro de várias entidades médicas nacionais e internacionais, médico e bacharel em Direito.

Primeira Tesoureira: Marilene Rezende Melo
Cadeira 2, Patrono: Octávio de Carvalho. Presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (2010-2012, 2012-2014 e 2014-2016) e Presidente da Associação Mundial das Sociedades e Laboratórios de Patologia (2003-2005 e 2005-2007).

Segundo Tesoureiro: Walter Manna Albertoni
Cadeira 119, Patrono: Oswaldo Lange. Professor Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina, Reitor da Universidade Federal de São Paulo (2009-2013), Professor Emérito da Escola Paulista de Medicina.

Diretor Cultural: Guido Arturo Palomba
Cadeira 1, Patrono: Luiz Pereira Barreto. Presidente da Academia de Medicina de São Paulo (2003-2004 e 2007-2008), Diretor Cultural da Associação Paulista de Medicina (várias gestões).

Diretor de Comunicação: Helio Begliomini
Cadeira 21, Patrono: Benedicto Augusto de Freitas Montenegro. Membro da Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo e escritor (34 livros publicados).

Comissão de Patrimônio

Carlos Alberto Salvatore
Cadeira 19, Patrono: José Medina. Professor Emérito da Universidade de São Paulo, decano da Academia de Medicina de São Paulo (ingressou em 1957).

Luiz Fernando Pinheiro Franco
Cadeira 16, Patrono: Oswaldo de Freitas Julião. Ex-professor Titular de Neurocirurgia da Universidade de Santo Amaro, agraciado com o Colar de Ouro “Sérgio Vieira de Mello”, pacificador da ONU.

Arary da Cruz Tiriba
Cadeira 81, Patrono: Adolpho Lutz. Professor Emérito da Escola Paulista de Medicina.

Conselho Científico

Affonso Renato Meira
Cadeira 5, Patrono: Alfonso Splendore. Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Presidente da Academia de Medicina de São Paulo (2009-2012).

Giovanni Guido Cerri
Cadeira 53, Patrono: Carlos da Silva Lacaz. Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Secretário de Estado da Saúde de São Paulo (2011-2014). Membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Edmund Chada Baracat
Cadeira 25, Patrono: Adherbal Pinheiro Machado Tolosa. Pró-reitor para Graduação da Universidade de São Paulo (2018-2019), Pró-reitor da Universidade Federal de São Paulo (2009-2013).

Por: APM

Fique por dentro da agenda completa de eventos científicos, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.