ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA É UMA ENTIDADE FORTE E ATUANTE

Representar os interesses da classe médica, fortalecendo-a nos âmbitos político, científico e social, é a missão primordial da Associação Paulista de Medicina


Representar os interesses da classe médica, fortalecendo-a nos âmbitos político, científico e social, de forma a favorecer o bem-estar da sociedade é a missão primordial da Associação Paulista de Medicina (APM) e suas 76 Regionais do Estado de São Paulo. “Qualquer ação quando feita em grupo, ela se fortalece e, com isso, é possível conseguirmos melhores resultados. Isso acontece com qualquer ação que pretendemos na vida”, analisa o presidente da Regional Associação Paulista de Medicina São Bernardo e Diadema – APM-SBC/D, João Eduardo Charles. Em entrevista à área de comunicação da entidade, o presidente fala sobre essa importante missão da APM de unir os médicos em torno de causas comuns à categoria, bem como as vantagens de ser sócio de uma entidade forte, que atua com transparência, credibilidade e ética.

O senhor hoje é presidente da Associação Paulista de Medicina de São Bernardo/Diadema. O que o motivou a se associar?

Desde os tempos de estudantes, nós já percebemos que qualquer ação quando feita em grupo, ela se fortalece e, com isso, conseguimos melhores resultados. Isso acontece com qualquer ação que pretendemos na vida. E a Associação Paulista de Medicina tem justamente esse objetivo: congregar os médicos dentro de uma instituição, onde nós possamos fazer estudos de desenvolvimento científico, culturais, sociais e de serviços. A grande motivação da APM é poder contribuir para o desenvolvimento da medicina, de uma boa prática médica, com a união de toda a categoria.

O que é a Associação Paulista de Medicina?

É uma associação de livre iniciativa dos médicos para, através da união, alcançar objetivos comuns. A APM é multifacetada. É uma entidade que atua fortemente nas questões de remuneração e melhores condições do médico (defesa profissional) e de defesa dos serviços de saúde oferecidos à população. Em abril, por exemplo, a APM, juntamente com outras entidades médicas, igreja, socieda civil de todo o Estado de São Paulo, realizaram ato público, promovido pela Frente Democrática em Defesa do Sistema Único de Saúde, com o objetivo depressionar as autoridades por melhorias no Sistema Único de Saúde. Também é uma entidade engajada na área do conhecimento científico e, neste segmento, a Associação faz publicações científicas, desenvolve atividades de atualização científica – congressos, simpósios, jornadas científicas por especialidades -, congrega departamentos dentro da Associação, cada um na sua especialidade, para discussão das necessidades comuns entre pares. Esta é uma segunda linha. A terceira é a linha cultural, onde são desenvolvidas atividades diversas, como cinema, música, artes em geral, parcerias com peças teatrais, buscando o lazer cultural do médico. Outra linha importante é a abrangente área de serviços, os mais diversos possíveis: retirada de documentos, como passaporte, aposentadoria, assessoria contábil, programas vantajosos para aquisição de produtos, entre eles, planos de saúde com valores diferenciados. Também é importante destacar o departamento jurídico, com advogados competentes que atuam gratuitamente na defesa do médico associado. Temos ainda maravilhoso clube de campo, na Serra da Cantareira. Enfim, são inúmeros os benefícios e vantagens.

A Associação Paulista de Medicina é uma entidade forte e atuante?

Todas essas ações, especialmente as de defesa profissional da categoria e dos serviços de saúde à disposição da população (em defesa do SUS), são feitas a nível estadual, com a participação de todas as 76 Regionais ativas distribuídas em todo Estado de São Paulo. Temos cerca de 35 mil médicos associados por livre adesão.

Além do leque de benefícios que a APM oferece, neste ano a Regional São APMSBC lançou outros serviços úteis e totalmente gratuitos para o seu associado, entre eles, assessoria para treinamento de recepcionistas. Como surgiu essa proposta e qual o seu objetivo?

Além de dispor de todo esse trabalho desenvolvido em defesa da classe médica, dos benefícios e serviços que facilitam a rotina do médico, tanto profissional como pessoal (contabilidade, assessoria jurídica, despachante etc.), o associado da Regional São Bernardo e Diadema também tem a sua disposição uma sede ampla, confortável, bem localizada, de fácil, inclusive com um espaço exclusivo com informática, frigobar, café, TV…, enfim, a sede da APM-SBCD funciona como uma base de apoio para o médico poder exercer o seu trabalho com tranquilidade e completa infraestrutura. Na busca de melhorar e ampliar cada vez mais os serviços oferecidos aos associados, a nossa Regional lançou, no início deste ano, uma série de serviços administrativos gratuitos. Hoje, a APM-SBC/D está indo ao consultório do médico para prestar assessoria para seleção e treinamento de recepcionista, orientações sobre faturamento de convênios, orientação para uso das ferramentas de divulgação nas mídias sociais, entre muitos outros, todos gratuitos, significando uma grande economia, além da facilidade, porque sabemos que, atualmente, o médico tem cada vez menos condições de deslocamento. Através de parcerias importantes, a Regional também desenvolve serviços por valores bem vantajosos em áreas muito importantes, como seguros, especialmente perda de renda, planos de aposentadoria privada, onde os custos são bem abaixo do mercado (taxas e administração), só para citar alguns, todos com muito segurança, pois têm a chancela da APM.

Então, é vantajoso ser sócio da APM?

Com certeza é muito vantajoso ser sócio da APM. Basta somente contabilizar todos os benefícios e serviços exclusivos que oferecemos para a carreira e vida pessoal do médico associado. É preciso também ressaltar o excelente trabalho que desenvolvemos na área do Social, visando à integração dos médicos. Durante o ano, promovemos almoços de confraternização, jantares, sendo o ponto alto o jantar em homenagem ao Dia do Médico, e encontros festivos. Por exemplo, estamos convidando os médicos para um churrasco no próximo dia 17, para assistirmos juntos ao primeiro jogo da seleção do Brasil na Copa do Mundo. Analisando tudo isso, eu não tenho a menor dúvida que é muito vantajoso ser sócio da APM. Ou seja, através de uma pequena contribuição mensal, o médico recebe em troca uma gama grande e diversificada de vantagens.

Acompanhe também a mensagem do presidente, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.