Medicamentos personalizados

conheça seus benefícios para a saúde

Medicamento Manipulado

O medicamento personalizado já se tornou uma realidade mundial. A prática segue a tendência de comportamento do consumidor, que deseja cada vez mais ter um produto que lhe atenda de forma exclusiva.

A princípio, quando se trata do ramo da saúde, a personalização tem um peso ainda maior. Certos remédios já são fabricados a partir de informações genéticas do paciente, proporcionando um tratamento extremamente preciso. Nesse sentido, no Brasil, o remédio manipulado é uma realidade que traz grandes vantagens, mesmo quando ainda não é pautado em estudo genético prévio do paciente.

Então, quer saber mais sobre o que é remédio personalizado e como ele ajuda nos tratamentos? Continue a leitura!

O que é o medicamento personalizado?

Este tipo de medicamento é aquele produzido em uma farmácia de manipulação. Para idealizá-lo, é preciso de uma receita médica com o princípio ativo e a dose recomendada, para que o tratamento possa ser feito de maneira precisa.

Portanto, é um remédio único, para ser usado apenas pelo próprio paciente. Afinal, tanto a dosagem quanto as características do remédio são únicos, proporcionando o tratamento ideal para aquele paciente específico.

Em certos casos, se o tratamento demandar um número maior de substâncias ativas, poderá ser produzido um medicamento único, reunindo todas elas. Ou seja, é preciso consumir apenas um remédio, o que proporciona mais conforto para o paciente.

Outro exemplo, é como o medicamento personalizado vem revolucionando tratamentos no combate ao câncer. Esta é uma forma de substituir o modelo “tentativa e erro”, que testava os medicamentos e observava os resultados. Agora, começa a ser empregado um estudo que ajuda a combater as células do câncer, minimizando os efeitos colaterais do paciente.

Quais são as vantagens do medicamento personalizado?

As vantagens do medicamento personalizado são vastas.

Primeiramente, como vimos acima, ter um remédio personalizado ajuda na eficácia do tratamento. É uma forma de garantir a dosagem correta e a associação de princípios ativos ideal. Além disso, pode ser manipulado em diferentes formatos, para facilitar a administração medicamentosa.

O medicamento personalizado também traz vantagens no dia a dia dos pacientes. Por exemplo, o rótulo é bem mais claro, sendo também elaborado apenas para aquele paciente. Através dele, é possível sanar algumas dúvidas sobre como tomar o medicamento, já que no rótulo constam a posologia, princípio ativo, forma de administração, etc.

Segurança e baixo custo

Outra vantagem do medicamento personalizado, está relacionada ao seu preço. Primeiramente, não existe desperdício, já que ele é manipulado para a dose ideal durante o tratamento. Logo, existe uma relação custo-benefício otimizada. Ou seja, o paciente compra apenas aquilo que efetivamente precisará para realizar o tratamento.

Por outro lado, existem diversos outros custos envolvidos na fabricação de remédios industrializados que não necessariamente se aplicam com os manipulados.

Sobretudo, a segurança do remédio manipulado é bem alta. Os laboratórios têm um controle de qualidade extremamente rígido, além de cumprirem regulamentações sanitárias. Além disso, os materiais são acompanhados de laudos dos fabricantes, que garantem a sua segurança.

Fonte: https://emporiomagistral.com.br/medicamento-personalizado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.