Ao solicitar o CRM Digital no Cremesp – a nova Carteira de Identidade Médica em policarbonato, similar a um cartão de crédito – os médicos poderão obter sua certificação digital, por meio de serviço disponibilizado em plataforma do Conselho Federal de Medicina (CFM), garantindo acesso à sua assinatura digital.
Após obter o documento, basta acessar o site: https://crmvirtual.cfm.org.br/SP e solicitar a certificação digital, que é oferecida – de forma gratuita e exclusiva aos médicos pelo CFM. Quem já possui a carteira em policarbonato, já está apto a pedir a certificação, bastando acessar o site do CFM.
O certificado digital do CFM, que é disponibilizado em nuvem, permite a autenticação de assinaturas em documentos eletrônicos, com segurança, praticidade e validade jurídica, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios.
Com a assinatura digital, o médico pode realizar suas atividades profissionais em plataformas de prescrição eletrônica e de telemedicina, prontuário eletrônico, contratos, entre outros serviços que necessitem desse recurso.
Saiba o que é necessário para requerer o CRM Digital.
CRM Digital
Importante lembrar que para obter o certificado digital junto ao CFM, é necessário solicitar a emissão do CRM Digital no Cremesp, em substituição ao modelo antigo da Carteira de Identidade Médica, semelhante à carteira de habilitação, ou outras mais antigas.
E que, além do CRM Digital, a assinatura eletrônica de documentos depende também da certificação digital, que não necessariamente precisa ser o documento emitido pelo CFM, desde que atenda às exigências do padrão ICP-Brasil, plataforma criada em 2001 para viabilizar a emissão de certificados digitais no Brasil.
Prescrição eletrônica
Outro serviço disponibilizado pelo CFM é a plataforma de prescrição eletrônica, que foi remodelada e permite a elaboração on-line de receitas, atestados, relatórios, e pedidos de exames, entre outros. Ela pode ser acessada no endereço: https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/
Por: Cremesp