6º Encontro de Líderes apresenta panoramas para o futuro da Medicina

Fotos e texto: APM

No intuito de apresentar as novas estratégias da Associação Paulista de Medicina, promover o congraçamento e proporcionar o compartilhamento de diferentes opiniões e pontos de vista, durante os dias 06 e 08 de setembro foi realizada a 6ª edição do Encontro de Líderes da entidade. O evento aconteceu na cidade de São Pedro, localizada no interior de São Paulo.

Durante a abertura, o presidente da APM, Antonio José Gonçalves, pontuou que a instituição está passando por uma fase de transição, em que estão sendo tomadas uma série de medidas administrativas no sentido de aumentar as parcerias com as Federadas e as sociedades de especialidades e, assim, tornar o movimento médico mais unido.

Thereza Cristina Machado de Godoy, presidente da Regional de São Bernardo, falou sobre as Regionais, a importância da mulher na Medicina e a necessidade de trazer o médico jovem ao associativismo. “Enfrentamos uma série de problemas, mas eu vejo positivamente, com a nossa liderança, pensamentos e ideias, poderemos chegar a um consenso de como conduzir a APM neste momento. Hoje, a maioria das escolas médicas é formada por mulheres, sou a primeira mulher presidente da minha Regional e vejo na mulher uma força muito grande.”

Política e educação médica

No sábado (07), na parte da manhã, as apresentações foram voltadas ao tema “Política Médica: situação atual e ações”. A mesa foi presidida pelo presidente da APM, Antonio José Gonçalves, e moderada pelos diretores de Comunicação e Previdência e Mutualismo da APM, Marcos Cabello dos Santos e Clóvis Francisco Constantino, contando com a participação do secretário da Saúde de São Paulo, Eleuses Vieira de Paiva, que apresentou os projetos realizados durante a sua gestão.

As apresentações tiveram as palestras sobre “Exame Nacional de Proficiência em Medicina”, feita pelo diretor adjunto de Comunicação, Renato Azevedo Júnior; “Comissão Nacional de Residência Médica”, pelo diretor de Eventos, Fernando Tallo; “Reforma Tributária”, ministrada por Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional; e “Evolução dos Honorários Médicos”, elaborada pelo diretor Financeiro da entidade, Florisval Meinão.

Na parte da tarde, João Sobreira de Moura Neto, vice-presidente da APM, presidiu a mesa que falou sobre os diferentes investimentos realizados a fim de manter a sustentabilidade da instituição. Os moderadores da rodada foram os diretores Científico e Social da entidade, Paulo Manuel Pêgo Fernandes e Ana Beatriz Soares.

Rubens Gagliardi, presidente da Associação Paulista de Neurologia, apresentou as “Parcerias com as Sociedades de Especialidade”; em seguida, Diana Lara Pinto de Santana, diretora de Serviços aos Associados, destacou os principais benefícios e facilidades que o setor oferece aos médicos; Florisval Meinão comentou sobre os projetos futuros para o Hotel Fazenda da APM, destacando a construção de um resort na localização, junto da diretora Social da entidade, Ana Beatriz Soares, que fomentou as ações de lazer promovidas pelo Hotel.

Por sua vez, o diretor Previdência e Mutualismo, Antonio Carlos Endrigo, e o assessor da Diretoria da APM, Marcos Pimenta, apresentaram as parcerias com os planos de saúde, enquanto Antonio José Gonçalves, presidente da APM, exibiu os panoramas do Instituto de Ensino Superior da entidade (IESAPM).

Finalizando as atividades do dia, foi oficialmente inaugurada a Comissão Estadual do Médico Jovem da Associação Paulista de Medicina, constituída por Expedito Bezerra Barbosa Júnior, Melissa Palmieri, Enrico Stefano Suriano, Gabriel Ramos Senise e Guilherme Marques. “Eles vão ajudar a como falar com o médico jovem, vamos investir bastante nesta comissão. Podem contar com toda a Diretoria da APM”, destacou Antonio José Gonçalves.