Prefeitura de SP confirma oito casos da variante delta do coronavírus na capital paulista após rastreamento

Além desses, há o caso de outra pessoa que passou por São Paulo, mas é morador do Rio de Janeiro e já voltou para a cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta terça-feira (20) que confirmou oito casos da variante delta (B.1.671.2) do coronavírus na capital paulista após rastreamento de contatos. A transmissão comunitária da variante já havia sido confirmada pela gestão municipal na última quinta-feira (15).

A investigação ocorreu após a cidade registrar o primeiro caso da variante identificada pela primeira vez na Índia no dia 5 de julho, em um homem de 45 anos morador do Belenzinho, na Zona Leste da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, além do homem de 45 anos foram identificados:

4 novos novos casos na Zona Leste;
2 novos casos na Vila Guilherme, na Zona Norte;
1 novo caso de pessoa que foi internada (já teve alta hospitalar)
Além desses, há o caso de outra pessoa que passou por São Paulo, mas é morador do Rio de Janeiro e já voltou para a cidade.

“Fizemos o monitoramento de 40 pessoas que tiveram contato com ele [primeiro caso confirmado] e com a família. E ao final de todo o trabalho, pôde-se constatar a transmissão comunitária da variante delta aqui na cidade de SP. Em função disso, a nossa equipe epidemiológica fez uma análise dirigida com 60 testes positivos da região da Mooca, do Belenzinho e da região do Aricanduva”, disse Aparecido.

O Brasil identificou 110 casos da variante delta (B.1.671.2), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (19). Entre esses pacientes, cinco evoluíram para a versão grave da Covid-19.

Transmissão comunitária
Na noite da última quarta-feira (14), a Prefeitura já havia informado que ainda não conseguiu identificar a origem da contaminação da variante delta no paciente de 45 anos que contraiu o vírus, e que considera que ele tenha sido infectado através de transmissão comunitária.

“Após a investigação epidemiológica, não foi possível identificar a origem da infecção do homem de 45 anos que testou positivo para a variante delta do novo coronavírus na capital. Dessa forma, pode-se considerar a possibilidade de transmissão comunitária da variante no município”, disse o comunicado da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

O homem de 45 anos, que teve início dos sintomas em 19 de junho, não tem histórico de viagens ou de contato com viajantes que estiveram em outros países, disse a secretaria.

“O surgimento de mutações é um evento natural e esperado dentro do processo evolutivo dos vírus. Desde a caracterização genômica inicial do SARS-CoV-2, este vírus se dividiu em diferentes grupos genéticos. Algumas dessas mutações podem dar vantagens biológicas que facilitam a propagação dos vírus, outros podem se correlacionar com maior gravidade da doença, ocasionando grandes desafios em saúde pública”, informou a Prefeitura de SP.

Mapeamento do vírus na cidade

A gestão municipal disse que continua fazendo o monitoramento das variantes do coronavírus na capital periodicamente, por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica.

Desde abril, em parceria com o governo, o município tem encaminhado parte das amostras de exames RT-PCR positivos ao Instituto Butantan para que seja realizada uma análise genômica, que identifique as cepas circulantes no momento na cidade. Foi por meio desta iniciativa que foi identificado o primeiro caso positivo para esta variante na capital.

A secretaria também disse que tem acordo de estudo de variantes com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e com o Instituto Adolfo Lutz, que fazem a vigilância com o objetivo de identificar quais cepas circulam pela cidade.

A variante delta foi identificada no Brasil há cerca de um mês e já é responsável por pelo menos duas mortes no país. Ela tem se tornado a cepa dominante em todo o mundo, segundo a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan.

O primeiro caso da variante delta no estado de São Paulo foi identificado em um passageiro de 32 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em 22 de maio, e seguiu para o Rio de Janeiro. Ele é de Campos dos Goytacazes, no Rio, e o diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/20/prefeitura-de-sp-confirma-oito-casos-da-variante-delta-do-coronavirus-na-capital-paulista-apos-rastreamento.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.