Até que ponto pessoas vacinadas devem ficar preocupadas em contrair Covid-19

Vacinas disponíveis não protegem 100% contra infecção, mas evitam hospitalização e morte na grande maioria dos casos.

Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina
Foto: Julio Cavalheiro/Secom Governo de SC
As infecções por coronavírus estão aumentando novamente nos Estados Unidos. Embora mais de 99% das mortes ocorram entre os não vacinados, abundam os relatos anedóticos de infecções inesperadas ou casos de pessoas totalmente vacinadas que ainda apresentam resultado positivo para Covid-19 – incluindo vários jogadores de beisebol do New York Yankee.

Quão preocupadas as pessoas vacinadas devem ficar em contrair Covid-19? Se você for vacinado, ainda será capaz de transmitir o coronavírus a outras pessoas, como crianças muito novas para serem vacinadas? A variante Delta mais transmissível muda a equação e que precauções as pessoas vacinadas ainda devem tomar?

Para nos dar alguma orientação durante esses tempos de incerteza, recorremos à analista médica Dra. Leana Wen. Wen é médica de emergência e professora visitante de política e gestão de saúde na Escola de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington. Ela também é autora de um novo livro: “Lifelines: a jornada do médico na luta pela saúde pública” (em tradução livre).

As pessoas vacinadas podem ser infectadas com Covid-19?

Dra. Leana Wen: Sim, elas podem. Aqui está o que as vacinas contra Covid-19 fazem. Em primeiro lugar, e mais importante, eles protegem você muito bem contra doenças graves. Essa é a chave. Esta é uma doença que ceifou a vida de mais de 600.000 americanos e milhões de pessoas em todo o mundo. Se você tomar a vacina, sabe que é muito improvável que fique gravemente doente a ponto de precisar ser hospitalizado ou sucumbir à doença. De acordo com autoridades federais de saúde, 99,5% das mortes causadas pela Covid-19 estão agora entre os não vacinados. Essa é uma verdadeira prova do poder das vacinas.

As vacinas também protegem contra o adoecimento por Covid-19, mas essa proteção não é 100%. Com a variante Delta, as vacinas podem ser ainda menos eficazes contra doenças leves – embora ainda sejam eficazes contra doenças graves.

Isso significa que infecções em pessoas não vacinadas- ou infecções em pessoas totalmente vacinadas – podem acontecer e acontecem.

Faz diferença se você está em uma comunidade com muitas infecções? É mais provável que você pegue uma infecção invasiva?

Wen: Sim, e é por isso que importa o que está acontecendo ao seu redor, mesmo que você esteja totalmente vacinado. O risco é aditivo. A vacina protege bem você, mas se você estiver constantemente exposto a pessoas portadoras do coronavírus, em algum momento poderá ter uma infecção.

Já usei a analogia antes de uma capa de chuva. A vacina é uma excelente capa de chuva. Se você estiver na garoa ocasional, provavelmente ficará bem. Mas se você estiver indo de tempestade em tempestade, em algum momento, você pode se molhar.

É também por isso que devemos ver a vacinação não apenas como uma escolha individual. Mesmo que você tenha sido vacinado, é importante que outras pessoas ao seu redor também sejam vacinadas.

Nós sabemos quão comuns são as infecções invasivas ou se as pessoas que são vacinadas, mas são infectadas, são capazes de se transmitir a outras?

Wen: Essas são perguntas realmente importantes e, infelizmente, não sabemos as respostas. Em maio, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos decidiram interromper o rastreamento de infecções moderadas. Eles estão relatando apenas casos de infecções graves o suficiente para resultar em hospitalização e morte. Muitos de nós na saúde pública argumentamos que também precisamos conhecer os dados sobre infecções moderadas. É importante saber com que frequência isso ocorre e entre quem. Por exemplo, eles são mais comuns em indivíduos mais velhos e com sistemas imunológicos comprometidos, sugerindo que esses indivíduos podem precisar de uma dose de reforço mais cedo? Elas aumentam em frequência até certo ponto após a vacinação e são mais comuns com uma determinada vacina em comparação com outra? As pessoas com infecções disruptivas desenvolvem Covid longa?

Outra questão importante é se as pessoas com infecções invasivas são capazes de transmitir Covid-19 e infectar outras pessoas. Estudos anteriores descobriram que a vacinação também reduz substancialmente a quantidade de vírus que uma pessoa exposta ao Covid-19 carregaria. Que mesmo que tenham teste positivo ou desenvolvam sintomas leves, é improvável que infectem outras pessoas. No entanto, esses estudos foram feitos antes que a variante Delta se tornasse a forma dominante do vírus nos EUA – o CDC relatou que 83% dos casos nos EUA agora são devidos à Delta.

Outra pesquisa descobriu que os não vacinados infectados com a variante Delta carregam 1.000 vezes a quantidade de vírus do que as pessoas com a variante original. Isso põe em questão o que acontece se alguém for vacinado, mas infectado com a variante Delta. Nós simplesmente não sabemos, neste momento, qual a probabilidade de uma pessoa vacinada com uma infecção disruptiva devido à variante Delta pode contagiar os outros.

As incógnitas em torno da variante Delta mudam suas recomendações para pessoas vacinadas que interagem com outras?

Wen: Eu teria muita cautela até que tenhamos mais dados. Uma pessoa vacinada perto de outras pessoas totalmente vacinadas é provavelmente muito segura e não precisaria de precauções como uso de máscara e distanciamento. Por outro lado, uma pessoa vacinada que está constantemente exposta a pessoas não vacinadas, em ambientes fechados e lotados, onde ninguém usa máscaras, pode se infectar. E mesmo que não apresente sintomas, definitivamente existe a possibilidade de que possa ser portadora do vírus e infectar outras pessoas.

Até que saibamos mais sobre se os vacinados que contraem a variante Delta poderiam transmiti-la a outras pessoas, eu recomendaria que as pessoas fossem cautelosas se morarem em casa com parentes não vacinados ou imunocomprometidos. Eles devem considerar o uso de máscaras em espaços fechados, como supermercados, e tentar evitar ambientes de alto risco, como bares lotados, onde outras pessoas ao seu redor não estão usando máscaras e têm status de vacinação desconhecido.

Para ser claro, você ainda recomendaria as vacinas?

Wen: Com certeza. A coisa mais importante que as vacinas contra Covid-19 faz é proteger contra hospitalização e morte. Elas provaram ser extremamente eficazes nisso, mesmo com a variante Delta. São esperadas infecções de emergência, e quanto mais infecções ocorrerem entre os não vacinados, mais infecções haverá entre os vacinados.

A chave para deter a pandemia é atingirmos um nível de imunidade alto o suficiente para que o vírus não tenha para onde ir. Podemos chegar lá – mas todos nós temos que fazer a nossa parte e ser vacinados. A vacinação protege o indivíduo e também protege outras pessoas ao seu redor.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/07/22/ate-que-ponto-pessoas-vacinadas-devem-ficar-preocupadas-em-contrair-covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.