APM participa do lançamento de Carta-Manifesto do PrevQuedas Brasil

O Conselheiro Fiscal da Associação Paulista de Medicina e um dos coordenadores do PrevQuedas Brasil, Luiz Eugênio Garcez Leme, esteve presente no lançamento da Carta-Manifesto do grupo PrevQuedas Brasil. O evento, que foi realizado no Anfiteatro do Centro de Integralidade do Hospital do Servidor Público Estadual, ocorreu na última terça-feira, 9 de abril, sendo voltado aos envolvidos nos projetos de melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas.

O objetivo da Carta-Manifesto é unir forças de diferentes dirigentes de Saúde para, assim, pressionar gestores na implementação de programas de prevenção de quedas de maneira sistematizada no Sistema Único de Saúde, fazendo com que a população possa ter um envelhecimento digno, saudável e pleno.

De acordo com a Carta, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022 indica que o Brasil possui mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais, ou seja, representam uma parcela de 14,7% da população total. Neste cenário, a expectativa é de que, até 2050, os idosos representem mais de 30% da população brasileira – o que acentua a necessidade de se desenvolver ações que respeitem e entendam as mais diferentes necessidades e complexidades desta faixa etária.

Segundo as informações do Manifesto, anualmente, aproximadamente 30% das pessoas com 60 anos ou mais e 50% das pessoas com 80 anos ou mais caem, com estimativa de que, até 2030, aconteça um notável aumento de 60% nas hospitalizações por quedas, trazendo não apenas consequências físicas – como lesões, traumas e fraturas – como também psicológicas, uma vez que pode levar ao isolamento social e dependência funcional para a realização de atividades rotineiras.

“Todas essas consequências negativas das quedas atingem diretamente os sistemas de Saúde e sociais. Os custos diretos e indiretos são alarmantes e abrangem desde o resgate de emergência até admissões e readmissões hospitalares evitáveis. Assim, urge implementar programas de prevenção de quedas no Sistema Único de Saúde (SUS) de abrangência nacional. Para tal, um plano de ação estratégico deve contemplar três grandes eixos: o rastreamento e a avaliação das quedas; a intervenção e o monitoramento das ações”, expõe a Carta-Manifesto.

Concomitante ao lançamento, também houve a implementação de um abaixo-assinado com o objetivo de coletar o maior número de pessoas favoráveis à implementação da prevenção de quedas no âmbito do SUS. Para assinar o documento, bastar acessar aqui.

Sobre o PrevQuedas Brasil

O grupo de pesquisa multidisciplinar está em atuação desde 2013, focado na prevenção e no manejo de quedas de pessoas idosas. Entre 2014 e 2020, conduziu um ensaio clínico controlado aleatorizado, a fim de avaliar a efetividade do Programa Multifatorial de Prevenção de Quedas, financiado pela FAPESP.

Buscando contribuir para o avanço do conhecimento científico e promover políticas públicas em prevenção e manejo de quedas, o PrevQuedas tem entre suas missões gerar conhecimento acerca do tema; promover e desenvolver atualização e capacitação entre profissionais de Saúde; disseminar conhecimento científico sobre a prevenção de quedas e instituir estratégias de intervenção; entre outros. Além disso, também tem o forte compromisso de respeitar a autonomia e o direito da pessoa idosa, atuando no combate contra o etarismo.

Para ter acesso à Carta-Manifesto na íntegra e saber mais sobre a atuação do grupo, basta clicar neste link.

Por: APM